Autoestima

O que é autoestima?

Na visão da psicanálise, a autoestima está relacionada diretamente ao desenvolvimento do ego. Sigmund Freud utilizava a palavra alemã Selbstgefühl, especificando dois significados: consciência de uma pessoa a respeito de si mesma (sentimento de si), e vivência do próprio valor a respeito de um sistema de ideais (sentimento de estima de si). Este “sentimento de estima de si” que descreve Freud é a autoestima.

Como melhorar a autoestima?

Tem pessoas que tem a autoestima alta e costumam ser mais fortes e resistem a situações adversas por acreditarem mais em seu próprio potencial de mente e ação. Mas, tem outras pessoas que não são  muito fortes e por isso precisam trabalhar o seu eu para  conseguirem resistir a certas situações. Abaixo listo 10 atitudes que podem ajudar a ter uma melhor autoestima, mas caso seja necessário procure um profissional de Psicologia.

1. Elimine a culpa

Um dos principais motivos para uma baixa autoestima é o sentimento de culpa. Seja por não estar fazendo algo ou por aquilo que foi feito, é muito comum ter a sensação de que somos culpados pela vida que estamos levando. Elimine esse sentimento e abrace a oportunidade de mudança que está presente a cada novo segundo.

2. Não se compare com os outros

O mundo em que vivemos é sustentado pela competitividade. Isso nos faz acreditar que nosso próprio sucesso pessoal ou profissional só será alcançado quando superarmos o de outras pessoas. Deixe as comparações de lado. Cada pessoa é única, com seus defeitos e qualidades. Nem a alegria e nem o sofrimento de uma pessoa é igual a outra. Faça o que te faz bem e não fique na base da comparação.

3. Não generalize suas experiências

Não é porque você teve algumas experiencias não muito boas que irá comete-la novamente. Não estamos aprisionados nos conceitos que criaram para nós ou que nós mesmos criamos. As situações acontecem para crescermos.

4. Confie em si mesmo

A motivação vem de você. Não espere que os outros te deem a motivação necessária para agir. Confie em você e leve a sua vida para onde você deseja. É muito mais fácil conseguir alcançar seus objetivos quando acreditar no seu sucesso.

5. Seja mais compassivo com seus erros

Não deixe que um erro cometido seja razão para você desanimar. Se você não conseguiu na primeira vez, tente quantas for necessária. Antes feito do que perfeito.

6. Entenda o que funciona para você

Pratique a autoconfiança através daquilo que te faz sentir melhor, seja fazer um exercício, aprender algo novo, conversar com amigos. Encontre o que funciona para a sua situação e faça sempre que sentir necessário.

7. Seja sincero consigo mesmo

Seja sincero com suas dificuldades e facilidades. Abrace suas fraquezas e suas forças, e tenha  equilíbrio sempre. Não seja mentiroso consigo mesmo.

8. Comece a agradecer

Pratique a gratidão. Ser grato tem a força de cultivar melhores experiências. Quando notamos todo o bem que há ao nosso redor, especialmente o bem que há dentro de nós e nas ações que fazemos no mundo, somos mais felizes e conseguimos nos impulsionar para melhores atitudes.

9. Comemore suas vitórias

Comemore suas conquistas e vitorias. Faça com que cada novo objetivo alcançado seja um impulso positivo e contente, que te leve em direção ao seu equilíbrio emocional..

10. Viva no presente

O mais importante ato de crescimento da autoestima é viver no presente. Viver o aqui e o agora é o melhor presente que você pode dar a si.

Sempre acredite, sempre tenha fé. Tenha autoconfiança e autoestima. Podemos fazer muitas coisas, ‘somos mães’…já reparou que às vezes nos perguntamos: “Como ela conseguiu isso?” Faça por onde, faça por merecer, lute, batalhe, não desista. Se tiver que tentar de novo, tente. Não pense que falhou várias vezes, pense que deu vários passos até acertar. Durma tarde, mas não durma até tarde, aproveite a vida e viva. Existe uma coisa que ninguém pode tirar de você, seu caráter. Seja grande, pense mais, pense grande e não esqueça…Antes feito do que perfeito! Há e sempre esteja bonita pra você mesma! Foco🎯

André Luis Pimenta adaptado por Lu de Freitas

Com Carinho,

Empreendedorismo Feminino e Materno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *