Agora você vai definir sua Persona!!

Você sabe quem é sua PERSONA? Vulgo cliente ideal?

Esse é mais um conteúdo que vai te ajudar a encontrar seu cliente ideal! Boa Leitura!!

Persona – É a representação do seu cliente ideal!

Você vai construir sua persona, baseada em dados reais de clientes que você deseja atender.

Porque definir sua persona?

Para compreender qual a persona do seu negócio, alguns aspectos precisam ser considerados, algumas questões que precisam ser definidas, como por exemplo:

Nome fictício para humanizar;

Profissão, interesses e mídias preferidas;

Estilo de vida, hobbies e valores;

Preocupações em relação ao seu produto;

Hábitos de compra.

Mas para que a persona é criada?

Porque você não vende um produto. Você vende uma solução.

Quando você tem clareza da sua persona, o seu conteúdo, passa a ser direcionado e de muito valor.

A criação de personas é o ponto chave para obter sucesso em suas estratégias de Marketing Digital.

Se seu negócio não tem uma persona, possivelmente seu empreendimento está sem um direcionamento.

De nada adianta criar conteúdos primorosos se eles não forem produzidos para um público específico que trará retorno. Ao saber quais são as possíveis pessoas interessadas em seu serviço, se comunicar de forma coerente, com a linguagem certa, nas mídias adequadas, entregando conteúdos aprimorados, facilita a conversão em vendas.

Em outras palavras, quando você cria uma persona para sua empresa, você aumenta as chances de enviar a mensagem certa para a pessoa certa. E, o melhor de tudo. É trazer resultados para seu negócio!

DIFERENÇA ENTRE PÚBLICO ALVO E PERSONA

 

Tanto o público-alvo como a persona servem para dar um direcionamento – e essa é a grande diferença entre um marketing eficaz e um que não trará resultados.

Definir o público alvo costumava ser a primeira estratégia de um negócio. Isso acontecia quando a definição social, econômica e demográfica bastava para saber quem consome seu produto.

Hoje, porém, com os novos hábitos de consumo e o anseio dos consumidores por soluções exclusivas, as estratégias em massa já não são mais o suficiente.

É preciso segmentar e pensar em personas.

 A noção mais generalista e abrangente de seus possíveis

consumidores faz com que, ao basear suas estratégias de venda em um público-alvo, você não atinja ninguém em específico. Sem uma persona para segmentar melhor, você corre o risco de entregar conteúdos para o público errado ou criar conteúdos genéricos que não comunique com nenhuma pessoa de um amplo público.

Eis um exemplo prático da diferença entre público-alvo e persona:

Público-alvo

Mulheres, de 25 a 35 anos, graduados, renda de 2.000 a 5.000 reais, com ambição de crescimento profissional e interesse em produtos artesanais.

Persona

Ludmila Silva tem 41 anos, é formada em jornalismo e trabalha no setor do turismo. Gosta de se manter informada sobre tudo que acontece no mundo e, por isso, acompanha sites de notícias e Blogs. Com renda média mensal de R$4.000, viaja uma vez por ano e costuma acompanhar as tendências sobre o artesanato no Instagram, sites e Blogs em que busca informação para possíveis compras de produtos feitos à mão. Para o próximo ano, está planejando decorar sua casa com produtos artesanais, sua principal dificuldade é decidir qual o produto que irá combinar com seu stilo… atemporal, prático e versátil.

Agora, imagine que você tem uma loja de produtos artesanais e criativos. Ao segmentar o público com uma persona, como fizemos no exemplo acima, você investe em pessoas que realmente tem interesse pelo seu produto ou serviço.

Assim, você diminui custos de investimento e aumenta suas chances de vendas!

 BENEFÍCIOS DA PERSONA PARA O SEU NEGÓCIO

A persona é o primeiro passo para desenvolver a estratégia digital do seu empreendimento. Sem ela, é retardado o retorno sobre o investimento feito por você!

Por meio desse perfil, que simboliza o cliente ideal do seu negócio, você pode saber com quem está falando. A persona tem objetivos, expectativas, receios e características de pesquisa e consumo que são relevantes a respeito do possível cliente.

A partir de todas essas informações, a persona traz alguns benefícios para o seu negócio:

Definir o conteúdo ideal para atingir seus objetivos;

Determinar a linguagem e estilo do conteúdo;

Encontrar tópicos sobre os quais escrever;

Obter resultados mais eficientes;

Melhorar a segmentação de anúncios;

Diminuir os links patrocinados e aumentar as chances de leads;

Entender em quais mídias os potenciais clientes buscam informações;

Reduzir os custos de investimento e aumentar suas vendas.

Com a persona formada, é possível saber que tipo de conteúdo é mais relevante e de maior impacto para seu cliente em potencial.

Além de auxiliar na escolha do formato, canal e mídia – e o investimento financeiro para cada uma delas.

Esses e outros benefícios só serão possíveis caso suas ações e conteúdos forem direcionadas por um perfil! Assim, você aumentará as chances de ter sucesso com suas estratégias de marketing e garantir resultados financeiros.

 COMO MONTAR A SUA PERSONA

Para descobrir a persona do seu empreendimento, saiba que isso não pode ser definido por meio de suposições. Para que o perfil seja real e dê o direcionamento certo, é necessário pesquisar, entrevistar e coletar dados dos seus clientes.

Veja algumas perguntas que podem te orientar no momento de montar a persona do seu negócio:

Quais as características físicas e psicológicas do seu cliente ideal?

Quais são as atividades do seu dia-a-dia, sua profissão, seus hobbies?

Quanto conhecimento ele possui sobre o seu setor, quão bem instruído ele está, quais suas dificuldades?

Quais são seus objetivos e desafios?

Como o seu produto pode ajudá-lo?

Com essas e outras informações em mãos, você estará pronto para descobrir quais são as personas do seu negócio e alavancar seu Marketing Digital com o direcionamento ideal!

Clica aqui e solicite o arquivo que irá te ajudar a definir seu cliente ideal!

Obrigada, espero ter te ajudado mais uma vez!

Abraço,

Lu de Freitas

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