Como escolher as cores para logomarcas

Como escolher as cores para logomarcas

Em primeiro lugar, fugir dos modismos é uma das atitudes a se tomar na hora de criar um logotipo, e isso também vale para as cores para logotipos. Isso ocorre porque as cores variam de acordo com a moda, que tem regras que mudam muito rápido, antes mesmo da passagem de um ano para outro.

Depois de escolher a combinação de cores para logomarca, você também deve fazer um teste do seu logo em preto e branco, para ver se também sairão legíveis em cópias e fax. É recomendado também que você experimente seu logo nas superfícies em que deseja imprimi-lo, como cartões de visita ou camisetas, para ter a noção exata do tom que escolheu.

Um ponto extremamente relevante é você não escolher a cor da sua empresa baseado em gosto pessoal. Existem inúmeros estudos que comprovam que a cor influencia a mente do consumidor, então, não adianta querer impor algum gosto, pois a cor da sua empresa será um ativo vital para o sucesso.

Saiba também que quanto mais cores você utilizar, maiores serão as despesas com impressão. Por isso, se você deseja economizar, utilizar até três cores para logotipos é o ideal.

Definir uma paleta de cores, é um processo bastante importante para o seu negócio. Cada cor possui um significado e desperta sensações diferentes.

Quais sensações elas despertam? Você já pensou nisso?

Significado das cores para logomarcas

Normalmente as cores passam certos sentimentos e significados. É verdade que diferentes culturas apresentam variações nessas interpretações, mas isso não nos impede de te passar algumas dicas e cuidados ao escolher cores para logomarcas:

Azul – Honestidade, lealdade, responsabilidade e conservadorismo. Sugere uma sensação de tranquilidadel. É uma boa cor para um psicólogo ou consultor financeiro. Quando escuro, é ideal para promover um negócio seguro, ambicioso e determinado.

Vermelho – Ação e paixão. Apropriado para empresas de fast food ou negócios que envolvam velocidade e ação. Transmite também raiva, agressão e vingança. Para usar vermelho deve ser uma empresa muito confiante. Vermelho escuro é apropriado para empresas profissionais como advogados ou corretores.

Verde – Equilíbrio, segurança, riqueza e crescimento. É associado a natureza, meio ambiente, compaixão e carinho. Sugere equilíbrio emocional e harmonia, uma boa opção para empresas de tipo ambiental, jardinagem, golfe, assistentes sociais, conselheiros e trabalhadores da caridade.

Laranja – Otimista e positivo. É estimulante para os sentidos e uma boa cor para empresas relacionadas com a alimentação, comunicação e interação social, como restaurantes e grupos comunitários. É uma boa escolha para empresas de aventura, ginásios ou negócios de alpinismo.

Amarelo – Estimulante para a mente. Relaciona-se com a lógica, mas também é brincalhão e ajuda na tomada de decisão. O amarelo é apropriado para networkers, jornalistas, professores, animadores e palhaços. Muito amarelo pode produzir ansiedade.

Turquesa – Versátil e criativo. Representa a clareza de pensamento e de comunicação, ideal para professores, formadores e oradores, meios de comunicação, indústrias de informática e clínicas de saúde. É uma ótima cor para empresas de produtos aquáticos ou negócios de limpeza.

Roxo – Imaginação e espiritualidade. Relaciona-se com o futuro, sonhos e fantasia. É uma boa opção para artistas, poetas, e atividades que lidam com o futuro. Cria uma sensação de riqueza, luxo e extravagância. Apropriado para empresas que oferecem serviços ou produtos de altíssima qualidade.

Rosa – Carinho. Cor calmante, adequada para empresas com mercado feminino, incluindo cosméticos, moda, salões de beleza, doces e romance. Rosas fortes são utilizados para o marketing de produtos menos caros e modernos e um mercado adolescente.

Dourado – Caro e elegante. Ouro simboliza qualidade, luxo e opulência. É a cor da vitória e conquista.

Cinzento – Conservador, neutro e reservado. É uma cor segura para usar em muitas aplicações de negócios. O cinza funciona bem como cor de fundo. É adequado para empresas jurídicas e financeiras para sugerir poder e controle.

Branco – Seguro, conservador e utilizado pela maioria das empresas como base do seu estacionário. É adequado para a maioria dos mercados-alvo. Se se quer destacar da multidão, branco não é a melhor escolha.

Preto – Poderoso e sério. Sugere sofisticação e elegância por um lado, e mistério e intimidação por outro.

Existem várias ferramentas online que te permitem definir paletas de cores, mas se inspirar em imagens que traduzem as sensação que quer passar, é absolutamente necessário e precisa haver um certo empenho.

Quer participar do meu grupo exclusivo e saber mais informações e dicas de ferramentas online que te permitem definir sua paleta ou até mesmo melhorar a apresentação do seu feed no Instagram para conquistar mais clientes? Entre em contato pelo whatsapp no link direto pelo Instagram ou envia mensagem dizendo quero participar do grupo exclusivo sobre paletas de cores. Aguardo você.

Com carinho,

Luciana de Freitas

Fonte:https://blog.wedologos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *