Identidade Visual e o Poder das Cores

Identidade Visual

É a combinação de elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço. Já as cores, tipografias, formatos e até frases, como o slogan, possuem o papel de gravar na mente do público, de forma rápida e objetiva, qual é a sua identidade visual e sua missão.

Você quer que os seus clientes se conectem com as ideias da sua marca?

A identidade visual é um conjunto de símbolos que representam uma empresa ou um produto. Já as cores, as formas e as fontes, é um conjunto gráfico criado para traduzir todo o conceito por trás do empreendimento.

Qualquer produto ou serviço, será lembrado pela forma como se apresenta e como quer ser lembrado.

Não é interessante você ter um design simplesmente bonito. O ideal é ter uma identidade que capture a essência da sua empresa, do seu negócio.

Boa leitura!

O Que é Identidade Visual

Identidade visual é a combinação de elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço.

Geralmente, essa construção tem como parâmetro o logotipo, que é o símbolo principal e representante do conceito que é comunicado pelo segmento.

As cores, tipografias, formatos e até frases, como o slogan, possuem o papel de gravar na mente do público, de forma rápida e objetiva, qual é a grande missão da sua empresa.

Importância e Benefícios de uma Identidade Visual

Uma identidade bem definida e marcante é um passo fundamental para se apresentar ao seu cliente como uma empresa em que ele pode acreditar e investir.

Grandes nomes do mercado são representados por imagens e cores que despertam a nossa memória até mesmo de forma inconsciente. É este tipo de impacto que você quer causar no seu público: uma identidade visual que transpareça a sua missão e se torne reconhecível em qualquer lugar.

Você pode contratar um profissional para criar sua identidade visual, mas, também pode construir utilizando o programa Canva. Mesmo na opção gratuita ele te dar formas legais de criação.

Para criar sua identidade visual vai precisar seguir os passos descritos abaixo:

Você pode começar pelo Briefing

O briefing é o primeiro passo em qualquer projeto de criação.

Sem um bom briefing, fica quase impossível reunir as ideias que você quer passar ao seu cliente por meio da identidade visual.

Todos os pontos essenciais para a criação de uma identidade gráfica são levantados no briefing.

É o momento de encontrar as respostas para todas as perguntas que definem o conceito por trás da sua organização.

  • Como você descreveria o seu produto?
  • Como você quer que o seu público o identifique?
  • Quem é o seu público?
  • Qual é o seu diferencial?
  • Quem são os seus concorrentes?

São esses dados que guiarão a construção da identidade visual do começo ao fim.

Além destes resultados, você também deve traçar os detalhes técnicos do processo de criação, desde as sugestões de cores e formas principais até o orçamento que pretende ser usado.

Agora você precisa definir as cores, a fonte e o estilo.

A fonte é o elemento responsável por dizer como sua marca é.

Ela precisa estar em perfeita harmonia com os desenhos e cores, além de ser perfeitamente legível para o seu público. Diferentes famílias de tipografias imprimem emoções distintas aos clientes à primeira vista.

Leve em consideração as tipografias utilizadas pelos seus concorrentes e reflita sobre quais características elas imprimem no seu inconsciente. Essa análise torna muito mais fácil a missão de descobrir qual é a fonte que exprime a essência do seu negócio.

E qual a cor ideal para a Paleta de Cores da sua identidade visual

Não é novidade que as cores exercem um papel fundamental no processo de interpretação.

As cores despertam sentido ativam memórias e representam conceitos de forma poderosa.

Por isso, precisam ser muito bem analisadas antes de aplicadas ao cartão de visitas do seu empreendimento.

Veja algumas sensações que as cores despertam no público para escolher a que mais se encaixa ao padrão da sua identidade visual:

  • Vermelho: dinamismo, paixão, energia, perigo, intensidade
  • Azul: segurança, sucesso, serenidade, produtividade, seriedade
  • Amarelo: luz, otimismo, esperança, brilho, cautela
  • Verde: confiança, calma, esperança, saúde, natureza.

Você pode também fazer um estudo da sua cartela de cores antes mesmo de definir a sua identidade visual. Visto que essa identificação vai facilitar também a forma como você irá se apresentar para seu público e organizar suas postagens nas redes sociais.

Clica aqui e leia também como escolher as cores para logomarcas!

O formato da Identidade Visual

Por último, mas não menos importante, os formatos geométricos que farão parte da sua identidade visual também possuem o poder de despertar diferentes conceitos na mente do público.

As linhas que darão vida ao rosto da sua marca podem formar combinações que passam impressões muito distintas ao cliente.

Elas precisam estar em harmonia, com todas as ideias ditas anteriormente, assim como os outros elementos de design.

Os quadrados, por exemplo, lembram um conceito de objetividade e racionalidade ao visitante.

Já os triângulos expressam uma ideia de crescimento, organização e conexão com o divino.

Os círculos dão a impressão de algo completo, mas que não tem fim, algo atemporal e infinito.

Um elemento artístico complementa o outro.

Não é preciso que todos inspirem o mesmo sentimento no público, e sim que a combinação de todos eles resultem em um sentimento tão único que o cliente não terá com o que relacionar além da sua marca.

Vejam o exemplo da minha Identidade Visual. Ela é formada por letras e símbolos. As pessoas já associam a marca, Mamãe Focada, ao meu negócio.

Antes mesmo de cria-la já havia definido o meu propósito e hoje a maioria das pessoas já entendem que a principal comunicação da minha marca é fortalecer o empreendedorismo feminino e materno.

Espero que tenham gostado e se precisarem de ajuda só enviar mensagem.

Vale lembrar também da importância de registrar a sua marca no INPI para evitar copias. Você pode ler sobre registros de marca aqui!

Com carinho,

Lu de Freitas

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