Quem cuida da mãe que cuida!
Quem cuida da mãe que cuida!
O sentido que damos as coisas mudam, quando passamos a ser mãe. Nossas prioridades passam a ser diferentes. E muitas vezes deixamos de cuidar de nós mesmas. O nosso bem estar não pode ser esquecido. E o cuidado é muito importante.
O cuidado envolve saúde física, mental, emocional… e influenciam em nosso corpo positivamente ou negativamente, podendo interferir em nosso relacionamento e maternagem. São tantas responsabilidades e afazeres que esquecemos de nos incluir na lista de prioridades.
A necessidade de fazer parte dessa lista não é egoísmo! Afinal se estivermos bem, todos estarão bem!
Vivemos em um “baú, uma caixinha” onde esquecemos que somos mulheres, antes mesmo de sermos mãe!
Ser mãe é para a vida toda. Mas, é necessário encontrar o equilíbrio entre a doação para o filho e o resgate de si mesma. Sem esse equilíbrio, a consequência natural será uma mulher sobrecarregada, exausta e desmotivada, quando não surgem problemas maiores.
Então, se eu pudesse dar um conselho para todas as mulheres que são e serão mães, com certeza é que não esqueça de você mesma!
Você pode pensar que estou falando isso porque meus filhos já não são mais bebês…, mas, sempre tentei me colocar na minha lista de prioridades. Claro que um bebê requer muito mais atenção e cuidado…os maiores ainda dependem, mais já se viram em algumas situações. Muitas pessoas me perguntavam e me perguntam como eu consigo dar conta dos filhos, da casa, do marido e ainda sobrar tempo para fazer as coisas que gosto. Como por exemplo ir ao salão, ao shopping, sair com as amigas, levar os filhos para os compromissos deles, enfim “N” coisas…
Aí entra o equilíbrio, a organização, as prioridades! Não se cobre tanto, não existe mãe-maravilha, reconheça seus limites.
O seu bem estar é muito importante para o desempenho de todos os papeis que realizamos. Ser mãe, mulher, amante, amiga e trabalhadora exigem muito… Não é mesmo?
Pense nisso e viva seu bem estar! Você é a principal responsável para cuidar de você!
Precisando de uma ajudinha no seu planejamento…só chamar. Será um prazer ajuda-la!
Com carinho,
Luciana de Freitas